sábado, 23 de outubro de 2010

Lula é discípulo de Margaret Thatcher, diz dono do 'Wall Street Journal'.

O empresário Rupert Murdoch, dono do império de mídia News Corporation e conhecido pelas ideias conservadoras, disse na quinta-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é discípulo de Margaret Thatcher, premiê britânica do fim dos anos 70 até o início dos 90 e conhecida como "a dama de ferro".

"O presidente Lula, do Brasil, pode ter começado sua vida como um socialista, mas agora é um thatcherista. Sem orgulho, as pessoas não prosperam. Sem um bolo maior, as porções ficam menores --e as [pessoas] mais vulneráveis são as que vão sofrer mais", afirmou.

A comparação entre o brasileiro e a política britânica ocorreu em um discurso em que Murdoch elogiava o governo Thatcher e pregava a necessidade da melhora da educação no Reino Unido.

Segundo o empresário (dono do "Wall Street Journal" e da rede Fox), "no ascendente Brasil, por exemplo, as favelas até recentemente eram muito perigosas até mesmo para a polícia entrar. 
Agora elas estão sendo renovadas, graças a uma ideia que não é desconhecida para as pessoas nesta sala [onde foi feito o discurso]".

"A ideia é: permita que a população local compre sua casa, deixe que tenha orgulho do seu local e veja a localidade progredir", afirmou.

Para ele, a primeira-ministra sabia que "talento não estava limitado à classe social" e que, "para os talentosos triunfarem", é preciso retirar as barreiras contra as aspirações da classe trabalhadora.

Hoje em dia, disse Murdoch, fazer um bolo maior exige que "olhemos além de nossas fronteiras --além até mesmo da Europa-- em busca de oportunidades".

Thatcher, 85, é um dos principais símbolos do conservadorismo dos anos 80 (ao lado do presidente americano Ronald Reagan), e seu governo ficou marcado pela redução do tamanho do Estado e dos direitos trabalhistas.

"Quantas pessoas esqueceram tão rapidamente que ela não só mudou o Reino Unido como, ao lado de Ronald Reagan, mudou o mundo para muito, muito melhor", enfatizou o empresário australiano, que é dono de jornais britânicos como o "Times" e "The Sun". 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: