Segundo a pesquisa divulgada pelo SEBRAE(2004) entre 70% e 80% das empresas no Brasil,fecham as portas antes de completaremdois anos de vida. Os motivos são vários e os empresários se justificam dizendo que fopor causa da alta carga tributária ou por que a economia está ruim ou ainda a falta de apoio do governo. Pode-se encarar a situação por outra ótica: a falta de planejamento.
Corriqueiramente, as micro e pequenas empresas não fazem um planejamento antes de iniciar o negócio, muito menos onde se quer chegar com o empreendimento. Geralmente acontece assim: tem-se a idéia, abre-se a empresa e espera-se o cliente entrar. Só visa-se o “lucro”. É investido quase todo o capital próprio e ainda dinheiro de empréstimos numa visão sólida de crescimento. Logo depois, perde-se dinheiro, o negócio e adquire-se muita dívida.
As empresas brasileiras tomam os seus caminhos sem muita noção do que fazer e o grande diferencial entre o negócio bem sucedido e um à beira da falência, está em saber como se planejar para disputar o mercado e manter-se sobrevivente a ele.
Fonte: Revista de Ciências Empresariais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário