Apostando em uma atuação que permita conciliar crescimento econômico, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental, resumidos na Plataforma de Sustentabilidade Viva Positivamente, a Coca-Cola Brasil divulgou novas metas de sustentabilidade para 2020 durante o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2009, realizado em 10 de agosto no Pólo de Reciclagem Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na região do Grande Rio.
A empresa, que representava o Sistema Coca-Cola Brasil, também formado por 16 fabricantes autorizados, além de Leão e SABB, estabeleceu para si mesma metas ousadas de sustentabilidade como a neutralidade em água, reciclagem de 100% das embalagens e dobrar o próprio negócio, todas para o ano 2020. Além disso, o novo modelo de relatório lançado no evento segue a metodologia da Global Report Iniciative (GRI), que estabelece padrões que permitem a comparação entre o desempenho das empresas nas questões relativas à sustentabilidade.
“Além de relatar as iniciativas de 2009, as nossas metas e os desafios a partir de estratégias apresentadas na Visão 2020, nosso plano de crescimento no longo prazo, queremos transformar esta publicação em uma ferramenta para a melhoria contínua da nossa gestão”, afirma o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, que participou do evento ao lado do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Costa; do líder do Movimento Nacional dos Catadores, Sebastião Santos; e do artista plástico Vik Muniz, autor da obra Atlas (Carlão), que ilustra a capa da publicação.

De forma corajosa, a empresa assumiu o compromisso de dobrar o próprio negócio até 2020 ao mesmo tempo em que diminui sensivelmente o impacto ambiental de sua operação. Isso se dá através de projetos de melhoria que receberam investimentos de R$ 10,5 milhões em 2009, o que a permitirá ser neutra em água e reciclar 100% das embalagens utilizadas em uma década. Na mesma linha, investe constantemente em ações para reduzir o consumo de energia, entre as quais está a troca das lâmpadas internas das geladeiras de pontos de venda por modelos que utilizam a tecnologia LED, o que proporcionará 50% de eficiência energética e a minimização na geração de resíduos sólidos.
Segundo o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da empresa, Marco Simões, “uma das primeiras organizações do Brasil a desenvolver um relatório de Responsabilidade Social, a Coca-Cola Brasil evoluiu nos desafios propostos a sim mesma e também para a apresentação deste abrangente Relatório de Sustentabilidade, que inclui também as dimensões de impacto da empresa, transporte nas informações, ações com funcionários, entre outras”.
Os resultados de 2009 trazem motivos para comemorar. Foram inauguradas duas Fábricas Verdes, alinhadas aos padrões do Leed – Leadership in Energy and Environmental Design. Com o uso da tecnologia, a empresa avançou no design de suas embalagens, que agora são mais leves e resistentes, consumindo menos recursos naturais. Outra boa notícia tem a ver com o apoio às cooperativas de catadores: já são 134 organizações beneficiadas, comparadas a 70 em 2008, o que representa um aumento de 48%.
Do lixo à arte - A obra "Atlas (Carlão)", de Vik Muniz, ilustra a capa do relatório de sustentabilidade Coca-Cola Brasil 2009. A imagem faz parte da série "Retratos de Lixo" - produzida pelo artista plástico a partir de resíduos recolhidos pelos catadores de Jardim Gramacho - que já passou por São Paulo, Rio e Nova York. "Desde o ano passado, nossa parceria com Vik Muniz têm promovido, junto com a Firjan, a qualificação profissional de mais de 200 membros da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, que vão perder sua fonte de renda após o fechamento do aterro", explica Marco Simões.
Fonte: Consumidor Moderno.
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