segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste.

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados no Brasil atingiu o grau máximo de segurança. No país, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores.

Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel (veja resumo abaixo).

O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados -- todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro.

Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora com versões mais antigas no Brasil. Para o Corolla, o resultado foi semelhante em ambos os testes, de acordo com Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP. Já o Meriva vendido na Europa "teve uma avaliação um pouco melhor" porque possui itens de segurança mais modernos.

O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil, que não obteve nenhuma estrela.

Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com e sem airbags.

Mortier destaca a importância do consumidor ter acesso a essas informações "para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros". Ele ressalta ainda que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto como ar-condicionado e direção hidráulica-- mas também com os itens de segurança ao comprar um automóvel.

Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair pelo ganho de escala e vão influenciar menos no valor final do carro.
 
OUTRO LADO

A Peugeot afirma, por meio de nota, que "todos os veículos da marca comercializados no país são submetidos a rigorosos testes de segurança ativa e passiva durante as diferentes etapas de seu desenvolvimento, respeitando as regulamentações associadas à questão". A montadora diz ainda que "coloca à disposição dos consumidores dispositivos de segurança ativa e passiva --que inclui o airbag duplo-- por meio da lista de equipamentos de série ou opcionais, de acordo com a versão do veículo".

A Toyota informa que, "ao produzir seus veículos e comercializá-los, cumpre integralmente os requisitos legais dos mercados a que se destinam, observando inclusive suas particularidades legislativas". "Além disso, em muitos casos, os veículos superam as determinações legais", completa em comunicado.

Procuradas pela reportagem, as outras montadoras ainda não comentaram os testes.
 
RESUMO DOS TESTES

Geely CK 1 1.3 sem airbags - zero estrelas
Proteção pobre para o motorista na maior parte do corpo e destruição significativa da carroceria do veículo durante o teste.

Fiat Palio ELX 1.4 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.

Fiat Palio ELX 1.4 com airbags -- três estrelas
Proteção para o peito do motorista é apenas tolerável. Cadeirinha recomendada é incompatível com o sistema de cintos.

VW Gol Trend 1.6 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.

VW Gol Trend 1.6 com airbags -- três estrelas
Airbags oferecem boa proteção para a cabeça, porém o joelho do motorista pode sofrer com impacto com estruturas do veículo.

Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 com airbags -- duas estrelas Airbag foi incapaz de evitar que o peito do motorista se chocasse com o volante do veículo.

Chevrolet Meriva GL Plus com airbags -- três estrelas
Durante o impacto, o porta malas abriu, colocando os passageiros sob risco de ejeção. A cadeirinha infantil foi incapaz de evitar o avanço do ocupante no momento do impacto.

Toyota Corolla XEI com airbags -- quatro estrelas
Boa proteção para adultos, embora haja risco para os joelhos. A cabeça do manequim infantil entrou em contato com as costas do banco do condutor durante o impacto. 

Fonte: Folha.com - Mercado.

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