A Proteste - Associação dos Consumidores alerta que é preciso ter bom senso e desconfiar sempre que o preço do abadá estiver abaixo da média do mercado.
Esses sites, segundo o órgão de defesa do consumidor, “costumam fazer oferta enganosa e depois sair do ar, após lesar turistas de várias partes do País”. Desconfie quando esses sites pedem depósitos em contas de pessoa física.
Os cuidados
Nessa hora, o melhor mesmo é escolher empresas que são conhecidas pela venda de abadás e pacotes para o Carnaval. A Proteste também aconselha os foliões a buscar referências. Aproveite as redes sociais para saber sobre a idoneidade dessas empresas e, na dúvida, consulte os órgãos de defesa do consumidor para saber se existem muitas queixas contra elas.
Mesmo em cima da hora, pesquise os preços. “Se não houver variação entre o preço à vista e o a prazo, é melhor pagar o serviço parcelado, para facilitar o cancelamento do pagamento em caso de problemas”, afirmou o órgão em nota.
Em qualquer compra pela internet que se faça, é importante imprimir a página da oferta e guardar qualquer documento que comprove as condições oferecidas pela empresa, como anúncios e materiais de divulgação. Com isso, o consumidor terá condições de reclamar em caso de descumprimento do contrato.
Antes de fechar a compra, fique atento às cláusulas do contrato e à descrição do traje, preço total, meio de pagamento, prazo, forma de entrega e se haverá ou não a cobrança de frete.
E se for golpe?
Se, mesmo com todos esses cuidados, você cair em um golpe, registre um boletim de ocorrência imediatamente e uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor ou mesmo no Juizado Especial Cível. Se não for possível fazer a denúncia imediatamente, você pode fazê-la em até 30 dias após a ocorrência do fato, mas com testemunhas para comprovar sua alegação.
Fonte: Uol Economia.
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