A construção do Terminal Rodoviário Cecap dividiu a opinião de moradores da região que aprovam o empreendimento, mas também questionam o real impacto na qualidade de vida dos bairros ao entorno do terminal.
O arquiteto e urbanista Roberto Ezell Mac Fadden – especialista na área de transporte urbano, responsável por projetos de algumas das estações do metrô de São Paulo, tais como; Sé, Tucuruvi e Trianon, Terminal Rodoviário do Tietê, além de estações do metrô de Lisboa, em Portugal, Caracas, na Venezuela e Tel-Aviv, em Israel – conversou com o Diário de Guarulhos para explicar o planejamento da futura rodoviária.
Mac Fadden disse que a elaboração do projeto priorizou a qualidade de vida dos moradores dos bairros ao entorno do empreendimento, levando em conta que o local é em sua maioria residencial.
Ele explicou que a rodoviária foi projetada para minimizar o fluxo de veículos no local, com saídas para ônibus e carros afastadas do bairro e ligadas às vias que permitem acesso rápidos às rodovias que cortam a cidade.
O urbanista disse que as 20 baias para ônibus foram projetadas para não gerar ruídos intensos no Parque Cecap por meio de um espaço com mais de 100 m que, inclui área verde e um espaço comercial, que separa o terminal do bairro.
Mac Fadden explicou que o terminal terá uma área verde com 95% de árvores frutíferas para minimizar o impacto no meio ambiente, melhorando a qualidade do ar e combatendo as ilhas de calor – regiões urbanas com elevação de temperatura devido à falta de áreas verdes.
Segundo ele, o terminal proporcionou melhorias urbanísticas na região, levando em conta que as ruas no entorno foram pavimentadas, o córrego que cortava o terreno foi canalizado, direcionando o esgoto para o Rio Baquirivu-Guaçu, além do trabalho paisagístico nas vias próximas.
O arquiteto falou que o Terminal Rodoviário Cecap será um grande passo para o município e também para as cidades ao norte de Guarulhos, porque contribuirá com a melhora do transporte da população dessas regiões para diversos locais no País.
Ele disse ainda que a rodoviária foi projetada para atender a demanda populacional do município e, caso necessário, ampliá-la. “Estava na hora de uma cidade com 1,3 milhão de habitantes dispor de uma rodoviária’, disse Mac Fadden.
O arquiteto disse que quando aceitou o convite para projetar o terminal, levou em conta o tamanho da cidade, a qualidade de vida dos moradores da região onde ele seria construído e a ampliação do transporte público necessário para a Copa de 2014. “Esse é o resultado que vemos aqui’, disse ele.
Fonte: Diário de Guarulhos.
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