No mês de setembro, os preços do automóvel zero quilômetro ficaram 0,96% mais baratos em relação a agosto, segundo a agência AutoInforme. Esta foi a maior queda desde dezembro de 2008, quando os impactos da crise econômica internacional eram fortes no país.
Ainda conforme a agência, os preços de janeiro a setembro registraram aumento de 1,72%. A tendência para os próximos meses ainda é de queda.
Motivos
De acordo com pesquisa da Agência AutoInforme, realizada com base na cotação da Molicar, são muitos os fatores que interferem nos preços dos veículos novos, como o fato de as concessionárias estarem com os estoques abastecidos e, por isso, realizarem promoções
constantes.
A proximidade do Salão do Automóvel também influenciou na queda. Segundo a agência, os consumidores estão esperando para conferir as novidades antes de comprar um novo carro.
A queda do dólar em relação ao real também impacta nos preços, não só porque provoca a queda dos preços dos importados, mas porque influencia o mercado nacional, que depende em grande parte de componentes importados.
Marcas
Considerando as marcas, a Suzuki foi a que registrou o maior aumento em setembro, frente a agosto, de 1,93%. Já a Fiat (-2,30%), Ford (-1,90%), Volvo (-1,61%) e Peugeot (-1,24%) apresentaram quedas acima da média.
Na tabela a seguir, é possível verificar as cinco maiores elevações e as cinco maiores quedas dos preços de algumas marcas em setembro, em relação a agosto:
Evolução do preço do carro | |
Marca | Setembro de 2010 |
Suzuki | 1,93% |
Dodge | 1,88% |
Lexus | 1,45% |
Chrysler | 1,01% |
Subaru | 0,89% |
Hyundai | -0,94% |
Peugeot | -1,24% |
Volvo | -1,61% |
Ford | -1,90% |
Fiat | -2,30% |
Fonte: Uol Economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário