domingo, 10 de outubro de 2010

Preço do carro zero registra a maior queda desde o auge da crise.

No mês de setembro, os preços do automóvel zero quilômetro ficaram 0,96% mais baratos em relação a agosto, segundo a agência AutoInforme. Esta foi a maior queda desde dezembro de 2008, quando os impactos da crise econômica internacional eram fortes no país.

Ainda conforme a agência, os preços de janeiro a setembro registraram aumento de 1,72%. A tendência para os próximos meses ainda é de queda.

Motivos

De acordo com pesquisa da Agência AutoInforme, realizada com base na cotação da Molicar, são muitos os fatores que interferem nos preços dos veículos novos, como o fato de as concessionárias estarem com os estoques abastecidos e, por isso, realizarem promoções

constantes.
A proximidade do Salão do Automóvel também influenciou na queda. Segundo a agência, os consumidores estão esperando para conferir as novidades antes de comprar um novo carro.

A queda do dólar em relação ao real também impacta nos preços, não só porque provoca a queda dos preços dos importados, mas porque influencia o mercado nacional, que depende em grande parte de componentes importados.

Marcas

Considerando as marcas, a Suzuki foi a que registrou o maior aumento em setembro, frente a agosto, de 1,93%. Já a Fiat (-2,30%), Ford (-1,90%), Volvo (-1,61%) e Peugeot (-1,24%) apresentaram quedas acima da média.

Na tabela a seguir, é possível verificar as cinco maiores elevações e as cinco maiores quedas dos preços de algumas marcas em setembro, em relação a agosto:

Evolução do preço do carro
Marca Setembro de 2010
Suzuki  1,93%
Dodge  1,88%
Lexus 1,45%
Chrysler 1,01%
Subaru 0,89%
Hyundai -0,94%
Peugeot -1,24%
Volvo -1,61%
Ford -1,90%
Fiat -2,30%

 Fonte: Uol Economia.

Nenhum comentário: