terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é Geomarketing?

O Geomarketing atualmente é fundamental para as empresas tomarem suas decisões e lançarem estratégias de marketing que possam trazer resultados. Apesar do número de empresas que utilizam o conceito de Geomarketing no Brasil ainda não ser representativo, este não é simplesmente um novo modismo, mas é um conceito que veio para ficar e para auxiliar as empresas na tomada de decisão. O varejo é um dos principais segmentos de mercado a empregar o conceito em suas estratégias, além de setores como telecomunicações, financeiro, imobiliário e turismo. Mas, afinal, o que é o Geomarketing?

O Geomarketing, conhecido também como Marketing Geográfico ou Geoferenciamento é uma forma de segmentar geograficamente, de acordo com nichos e perfis específicos de consumidores de determinadas regiões e variáveis (comportamentais, culturais, sócio-econômicas, dentre outras). O Geimarketing une disciplinas como Geografia, Economia, Estatística, Marketing e Administração partindo do objetivo de conhecer o território de atuação de atividades como divulgação de produtos, serviços, atendimento diferenciado ao consumidor, mudança de estratégias, dentre inúmeros outros objetivos possíveis. Sua principal vantagem consiste no aumento substancial de eficácia na tomada de decisões, o que permite uma análise mais profunda e prática de informações que até então estavam dispersas.

Em um artigo escrito por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing, é citado um exemplo prático de Marketing Geográfico. O Grupo Pão de Açúcar utiliza bandeiras diferentes para atuar de acordo com cada região em que está presente. O Pão de Açúcar é direcionado para o consumidor que busca qualidade, atendimento diferenciado, além de soluções eficientes e inovadoras. Por outro lado, a bandeira Compre Bem/Sendas identifica-se com a mulher batalhadora, de orçamento restrito, que gerencia o lar. Já o Hipermercado Extra oferece variedade a preços competitivos, enquanto o Extra-Eletro é especializado em eletroeletrônicos, móveis e itens de bazar. O Extra-Fácil e o Extra-Perto são supermercados de fácil acesso para atender bairros específicos e o Assai foca tanto varejistas, quanto atacadistas, o famoso atacarejo. Dessa forma, a empresa atende diversos tipos de consumidores, com estratégias diferentes, atuando de forma geográfica.

As empresas podem se beneficiar do Geomarketing não apenas como apoio à tomada de decisões e identificação de seu público-alvo, mas também para aprofundar o conhecimento sobre seus clientes e encontrar futuras oportunidades e consumidores. Para aplicar o conceito é preciso alinhar as informações à divisão geográfica, uma vez que é importante ter qualidade e volume destas, assim como mapas e informações de pesquisas comportamentais, censo de domicílios, orçamento familiar e grupo de CEPs, para então poder definir microregiões e determinar sua capacidade de consumo. É preciso entender profundamente cada segmento definido para que se possa lançar as estratégias adequadas. Logo, a empresa deve descobrir qual será a região mais adequada para, por exemplo, aplicar um teste de determinado produto, serviço ou ponto-de-venda, que deve representar o melhor possível o público-alvo desejado.

O Geomarketing tem hoje um papel fundamental e aliado à tecnologia proporciona à empresa o acesso a informações atualizadas, distribuídas graficamente e analisadas em tempo real. Uma decisão incorreta de localização, pensando no conceito do mix de marketing, não afeta somente o P de Praça, mas todos os outros P's também (preço, produto, promoção) e faz a empresa perder recursos e tempo – sem falar em outras consequências possíveis, como perda de mercado, impacto em sua imagem, dentre outras). Cabe então a cada empresa alinhar o departamento de marketing com o apoio de áreas de TI e escolher as formas mais eficientes de se aplicar o Geomarketing, de forma que gere resultados e melhorias para a mesma.

Fonte: Sucesso News.

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