sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Juros do cheque especial tem leve alta em Outubro, diz Procon - SP.

Pesquisa do Procon-SP constata que a taxa média de juros do cheque especial apresentou leve aumento em relação à setembro, enquanto a taxa média do empréstimo pessoal manteve-se estável. No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,11% ao mês, superior a do mês anterior que foi de 9,10% ao mês.

A menor taxa foi verificada na Caixa Econômica Federal (7,15%) e a maior, no Safra (12,30%)
A única alteração na passagem de setembro para outubro foi feita pelo HSBC, que aumentou a taxa do cheque especial de 9,51% para 9,55% ao mês, o que significa um acréscimo de 0,04 ponto percentual.

A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos pesquisados manteve-se em 5,35% ao mês. O levantamento, feito pela equipe de pesquisa do Procon-SP em 15 de outubro, envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Segundo o Procon, para o consumidor final as taxas continuam altas e a contratação de empréstimos continua sendo uma operação arriscada, se não for bem planejada. Estamos assistindo a uma expansão do crédito e a uma inadimplência controlada, no entanto, a parcela da renda do consumidor destinada ao pagamento de juros vem aumentando consideravelmente, fruto de financiamentos cada vez mais longos. 

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário: