O processo de expansão do crédito, por si só, não deve gerar um avanço na inadimplência entre os brasileiros, apenas se for acompanhado pela falta de educação financeira, de acordo com o diretor de Educação Financeira da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fábio Moraes.
“O risco da inadimplência não é pelo aumento do crédito, e sim pela falta da educação financeira, que ainda é embrionária no Brasil”, afirmou ele à InfoMoney TV, durante o Congresso Latino-Americano de Educação Financeira, que aconteceu na semana passada em São Paulo.
De acordo com ele, o crédito se expandiu bastante nos últimos anos, mas a educação financeira está começando a se difundir agora. “O desafio é você ganhar o tempo perdido e alinhar os dois processos. Se a educação financeira não acompanhar a expansão do crédito, existe um risco de um endividamento descontrolado”.
Desafios
Um desafio, de acordo com ele, é levar a educação financeira a toda a população brasileira, desde jovens até os idosos, ainda mais se considerado que existe uma carência educacional estrutural no Brasil. “Nosso processo tem de envolver todo mundo, para que possa haver um crescimento sustentável, tanto financeiro quanto em outras áreas da vida da pessoa”, acrescentou.
E, neste processo, ele afirmou que os bancos têm um papel fundamental, uma vez que ele concede o crédito. O engajamento das instituições pode ser visto com o lançamento, em março deste ano, de um portal de educação financeira por parte da Febraban.
No portal www.meubolsoemdia.com.br, os internautas poderão acessar planilhas para controle de gastos, dicas de uso consciente do dinheiro e informações a respeito de produtos e serviços bancários.
Fonte: Uol Economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário