segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Inadimplência da micro e pequena empresa apresenta leve alta em setembro.

A pontualidade no pagamento das micros e pequenas empresas recuou em setembro, atingindo o patamar de 95,5%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 955 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso.

A leve alta da inadimplência durante o mês de setembro foi verificada tanto nas empresas comerciais (de 95,6% em agosto para 95,5% em setembro) quanto nas do setor de serviços (95,9% para 94,9% na passagem de agosto para setembro). O índice do mês de agosto foi recorde. 

Apenas as empresas industriais mantiveram inalterada a pontualidade de pagamentos, no patamar de 95,2%, tendo em vista o incremento da atividade industrial no mês passado visando a produção para o Natal.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas poderá recuar ainda um pouco mais nos próximos meses devido à efetivação dos pagamentos relativos ao 13º salário. Apesar disto, os níveis de pontualidade a serem observados no último trimestre de 2010 deverão continuar sendo superiores aos registrados nos três meses finais de 2009.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente recuou 2,7% em setembro em relação ao mês de agosto, atingindo o valor de R$ 1.438,97. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (setembro de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresentou queda de 9%. 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: